• Victor Benevides

College List

Escolher uma universidade é um assunto complicado. Há muitas coisas a serem levadas em consideração, pois elas vêm em todos os sabores. Mas é exatamente o momento da vida em que você precisa tomar a decisão, possivelmente, a de mais longo prazo que você irá tomar. Simplesmente não sabemos de que sabor gostamos, porque ainda não experimentamos nenhum!


Esse é um tema muito complicado e delicado, e ninguém quer ser o responsável por fazer você tomar uma decisão tão grande, com que você pode ter que lidar por anos, direta e indiretamente, sem falar nos custos financeiros disso também. Minha recomendação é começar com os sabores de que você sabe que gosta, como o assunto que deseja estudar (mas também não sabemos, certo?), ou talvez apenas a área que você deseja. Você quer ser engenheiro ou cientista da computação? Algo mais STEM (Science, Technology, Engineering e Math) em geral? Ou artes em geral, que já é um ótimo filtro para usar. Outro filtro realista é a capacidade e vontade financeira. É ótimo se sua família puder gastar setenta mil dólares por ano em sua educação, e ficarei feliz por você, mas isso é necessário? É um bom investimento com um bom ROI, e você quer começar sua vida profissional da forma negativa? Se você quer ser um banqueiro de investimento, isso pode fazer muito sentido, mas certifique-se de fazê-lo antes de tomar essa decisão e tornar-se um, porque se torna a única opção que você terá por causa de sua dívida.


Não tendo certeza sobre a justificativa pra essa despesa tão grande, minha recomendação para a maioria das pessoas é que você não faça isso, e eu o convido a dar uma olhada em universidades fora dos EUA e também do Reino Unido. Convido você a pensar no seu dia a dia na universidade e se você quer ficar confinado (não somos todos) no Campus ou em uma cidade animada, natural ou de concreto? Perto de trabalhos e oportunidades, ou apenas estudantes; praia ou montanha? Uma das coisas que não pensei muito foi no clima, mas hoje em dia acho que é muito importante também pensar nisso.


Por fim, recomendo que você se inscreva em mais universidades do que em menos, contanto que você tenha tempo e disposição, é melhor enviar uma ótima candidatura do que duas boas, mas se você tiver a oportunidade de enviar duas excelentes, envie-as! Os 100 dólares extras podem parecer importantes agora, mas asseguro-lhe que você nem se lembrará deles quando estiver na faculdade dos seus sonhos e, se estiver em dúvida, entre primeiro e depois escolha. Dessa forma, a chance de se desapontar com a sua escolha final de universidade diminui muito.

6 visualizações