Buscar
  • Alexia Ferreira

Como arrasar na escrita da sua essay

Nota? Confere! Carta de recomendação? Confere! Essays? Aí temos um problema.


Talvez a parte mais difícil do processo de application seja escrever as essays (as famosas redações para a faculdade). É fácil determinar as notas que você precisa para uma universidade específica, que tipo de atividades podem ser inseridas no seu application ou até mesmo os perfis de professores que farão parte das cartas de recomendação. No entanto, quando você pega um conceito tão abstrato e amplo como as essays, as coisas podem ficar um pouco complicadas - especialmente se escrever não for o seu forte. Que tipo de coisas os avaliadores gostariam de ver de mim? As minhas histórias serão suficientes? A minha escrita é boa o suficiente?


Essas são perguntas válidas? Com certeza! Para começar sua jornada escrevendo as essays, aqui estão algumas coisas que você precisa manter em mente:


Construindo um perfil.

Um dos maiores erros que os alunos podem cometer ao escrever as redações é trabalhar com a suposição de que mais é melhor, causando repetitividade no texto. Ser seletivo quanto às virtudes que você deseja expressar é essencial, assim, você pode construir um perfil forte para o avaliador em vez de parecer uma pessoa indecisa. Um rápido exercício para descobrir como é o seu perfil:

  1. Faça uma lista das suas dez virtudes mais importantes (determine as qualidades que fazem de você, você!)

  2. Limite a lista às cinco primeiras - dando uma razão e um exemplo de vida detalhando o motivo dessa virtude ser importante para você.

  3. Limite ainda mais a lista para apenas três, considerando os motivos que você anotou.

  4. Utilize as virtudes que você selecionou para moldar as histórias e atividades que você escolheu compartilhar no seu application.


Planeje seus ensaios.

Ter que escrever mais de 20 redações durante o processo do application pode ser assustador, mas nada que uma pequena organização não possa ajudar! Fazer um documento com todos os temas das essays que você precisa escrever é uma ótima maneira de controlar quantas delas você ainda tem que produzir e verificar se alguma universidade escolhida por você não tem redações sobrepostas (você acaba produzindo mais de uma redação para a mesma universidade). Escrever histórias e criar estruturas que possam caber em diversos temas diferentes são ótimas estratégias que eu recomendo bastante. Além disso, priorizar as universidades nas quais você está mais interessado garantirá a possibilidade de escrever o maior número possível de essays!


Não existem regras para escrever - aproveite a sua liberdade criativa!

Uma das melhores coisas desse processo é que a criatividade é necessária e recompensada! Pense nisso. É muito mais fácil causar uma boa impressão se você tiver uma visão original de uma situação, um estilo de escrita diferente de qualquer outro candidato ou uma visão verdadeiramente notável e única nas suas essays. Descobri que criar uma "rotina de escrita" ajuda a gerar novas percepções de situações em que eu já tinha conhecimento anteriormente:

  1. Beba uma boa xícara de café para fazer o cérebro funcionar.

  2. Pegue um par de fones de ouvido e coloque para tocar músicas relaxantes com som ambiente (barulho de chuva realmente me inspira!)

  3. Comece a escrever (ou no papel ou no computador)! A chave aqui é tirar a pressão de que o primeiro rascunho precisa para ser incrível. Qualquer tipo de início é válido!

O mais importante para tirar de conclusão neste post é que esse é um processo bastante pessoal! Certifique-se de dar a si mesmo tempo suficiente para escrever, rascunhar, excluir e continuar escrevendo até ficar satisfeito. E por último, mas não menos importante: Boa sorte!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo