• Gabriel Mendonça

Holanda e seu sistema educacional independente

O sistema de estudo em algumas universidades holandesas pode ser diferente do que estamos adaptados. Acostumar-se a isso pode ser um problema que você terá que enfrentar se quiser começar a estudar em Amsterdam.

Em universidades como a University of Amsterdam, UvA, existem três classes diferentes de duas horas: palestras, seminários e tutoriais. Palestras são aulas universitárias como as que estamos acostumados a ver nos filmes; eles podem ter até 300 alunos e geralmente são nos cinemas. Os seminários são compostos por cerca de 40 pessoas, são ministradas em uma sala de aula onde você fará exercícios e as perguntas serão mais fáceis de serem feitas. Os tutoriais funcionam como seminários, mas com cerca de 20 pessoas. A ideia é que você leia o livro e aprenda o conteúdo, revise-o nas palestras e tire dúvidas em seminários e tutoriais.

O Ensino Médio me acostumou a um método de ensino inglês-americano, onde o conhecimento era “alimentado à mão” para mim, as aulas eram obrigatórias e fazer lição de casa não era uma opção. Vindo estudar em Amsterdam me surpreendi com a quantidade de independência e liberdade que os estudantes possuem. Os alunos só precisam frequentar um pequeno número de turmas, menos de 10 horas semanais obrigatórias, o resto é composto por aulas opcionais e autoestudo. São cerca de 8 horas de palestras e 8 de seminários e tutoriais combinados a cada semana. As palestras não são obrigatórias, então quase metade das aulas são opcionais, deixando os alunos com uma enorme quantidade de tempo livre.

Se você está pensando em estudar em Amsterdam, você também deve considerar o método de ensino. Os professores da UvA, ajudam você a rever alguns tópicos e tirar dúvidas, mas você estará praticamente ensinando a si mesmo a maior parte do tempo. Demorei um pouco para me adaptar ao ritmo aqui, mas esse sistema, no final, nos torna muito mais autossuficientes ao mostrar aos alunos o valor do autogerenciamento.



E você, também quer realizar o sonho de estudar no exterior? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato o quanto antes!

<div class="grecaptcha-noscript"> <iframe src="https://www.google.com/recaptcha/api/fallback?k=6Lf2dpsUAAAAACEfdmyB7nYTeaqt9ZNZ_bZMwSdl" frameborder="0" scrolling="no" width="310" height="430"> </iframe> <textarea name="g-recaptcha-response" rows="3" cols="40" placeholder="reCaptcha Response Here"> </textarea> </div>


#estudaremAmsterdam #estudarfora #estudarnaHolanda #moraremAmsterdam

0 visualização