• João Vitor Silva

O Efeito do Covid-19 no Summer Job

Há dois meses atrás tive a oportunidade de escrever o post Summer Job 101 onde explicava como encontrar e chegar melhor preparado no seu Summer Job. Para quem não teve a oportunidade de ler, o Summer Job é um estágio de verão onde a maioria dos estudantes que fazem faculdade no exterior tem a oportunidade de participar entre os meses de maio e agosto. É um período de intenso aprendizado e conexões para a vida. Contudo, muita coisa mudou nos últimos meses. Vários estudantes que já estavam com ofertas de summer jobs nas mãos receberam a triste notícia de que seus estágios foram ou cancelados ou transferidos para o ambiente online devido a crise do Covid-19.

Por mais chato que seja, felizmente há também uma oportunidade enorme de utilizar o tempo que ficará disponível para desenvolver novas habilidades e já ir se preparando para o Summer Job de 2021. Portanto, nesse post em específico gostaria de falar sobre duas coisas, (1) minha experiência com o summer sendo transferido para o ambiente online e (2) o que fazer para já se preparar para o Summer de 2021.


Seu Summer sofreu com o Covid-19? Estamos no mesmo barco!

Venho do interior de Goiás, de uma cidadezinha de 15 mil habitantes, por isso sempre fui fascinado por cidades grandes. Morar em São Paulo no Summer de 2019 foi um dos melhores momentos da minha vida. E eu estava animado por ter a oportunidade de me mudar novamente para passar três meses estagiando no escritório da Ambev. Infelizmente, as coisas não ocorreram como esperado. A situação da pandemia no Brasil ficou insustentável e várias empresas tiveram que enviar muitos de seus funcionários para casa, incluindo a Ambev. No dia 1 de julho começo o meu Summer e será online. Ainda descobrirei como será, mas já estou em semana de treinamentos e tem sido muito bom interagir com outras pessoas. Saber que está todo mundo na mesma situação deixa tudo um pouco melhor. Infelizmente, alguns amigos não tiveram a mesma sorte. Conversando com um colega que estuda em Johns Hopkins, por exemplo, descobri que ele teve seu estágio no Facebook cancelado porque havia voltado para o Brasil e as leis de estágio no Brasil não batiam com o que o Facebook estava propondo. Bancos como o BTG e Votorantim também tiveram seus summers cancelados, sendo que o BTG transformou seu summer em uma experiência. Não deve ser fácil ter seu summer cancelado, principalmente levando em conta o longo processo que é para conseguir essas oportunidades maravilhosas. Sou privilegiado e não tive o meu cancelado, mas estar em um Summer Online também me faz compartilhar um pouco dessa quebra de expectativas. Com o intuito de ajudar, gostaria de compartilhar algumas coisas que acredito ajudar para o próximo ano.

Olhando para o Summer de 2021

Em breve as empresas começam a abrir novamente os processos seletivos para os Summer Jobs do ano que vem. Estou esperançoso de que em 2021 a situação estará melhor e todos nós teremos a oportunidade de viver essa experiência que serve como divisor de águas na vida de muitos jovens. De forma mais prática, adoraria compartilhar a oportunidade de participar da Virtual Summer Job Fair, que ocorrerá entre os dias 02 e 03 de outubro de 2020. Para quem ainda não conhece a feira, ela tem como objetivo promover a conexão entre grandes empresas e alunos de excelência. Além disso, é gratuita para qualquer estudante e 100% online. Caso você já esteja procurando uma oportunidade de Summer para 2021, essa é a sua oportunidade. Em anos passados a feira já contou com a presença de empresas como Alpargatas, B3, Banco BTG Pactual, Banco Santander, Banco Votorantim S. A., Brasil Plural, Cielo, Citi, Fundação Estudar, Hebron Farmacêutica, Itaú Unibanco, McDonald´s, Renner, Stone Pagamentos, Ultrapar e Unilever. Se interessou? Clique aqui e saiba mais.


Enfim, sei que o ano não tem sido fácil para ninguém. Todos nós fazemos planos, e muitos desses planos não se concretizaram esse ano. E está tudo bem. Tenho certeza que todos aprenderemos muito com a situação e saíremos dessa muito mais preparados para o futuro. Espero que após ler este texto você tenha um sentimento de que todos estamos no mesmo barco. Todos nós tivemos, de uma forma ou de outra, nossas experiências de Summer alteradas. Contudo, isso não é o fim. Existem muitas oportunidades para o ano que vem e a Virtual Summer Job Fair é uma delas.







0 visualização