• Carolina do Nascimento

Saúde mental durante a temporada de aplicação

A temporada de aplicações passa rapidamente, mas com certeza parece que nunca termina em nossa cabeça. Como a ansiedade sobre aceitações ou rejeições nos consome, é fácil enlouquecer por algo que não podemos controlar. Fizemos tudo o que podíamos - redações, SATs, histórico perfeito para todo o ensino médio, extracurriculares estelares, listas de faculdades estrategicamente construídas - e agora o "sim" ou o "não" que parecem ser determinantes para o resto de nossa vida estão fora de nossas mãos. E isso é o que é importante lembrar agora, saber que você fez o seu melhor para dominar os controles e agora isso está fora de suas mãos.


Pode parecer sem sentido dizer isso agora, mas uma aceitação ou rejeição da escola dos seus sonhos não determina o seu valor. Você continuará a ser um aluno exemplar e, mais importante, um ser humano espetacular, tendo recebido respostas de qualquer faculdade. É algo que você deve ter em mente, porque o nome de onde você estuda não é tudo, acabar com todas as previsões de sucesso ou falta dele em sua vida e carreira futura!


Hoje, é fácil dizer "acalme-se, dê um passo para trás, respire um pouco". Todos parecem sofrer de algum grau de ansiedade. Mas é preciso repetir essas palavras, mil vezes por dia se for preciso, porque senão o aperto das aplicações para a faculdade pode acabar com nossa saúde mental. E é um efeito de bola de neve. As aplicações para a faculdade, agora, parecem ser o momento decisivo da sua vida, não é? Mas logo será algo diferente. Em breve, você estará selecionando seu major, e então seu primeiro estágio de verão e, em seguida, planos de pós-graduação, etc. etc. É importante mudar sua abordagem agora para uma mais serena e relaxada, porque os momentos cruciais da vida nunca irão parar de acontecer e vir até você. Portanto, certifique-se de cuidar de si mesmo da melhor maneira que você conhece. Pratique meditação, exercícios respiratórios e alguma atividade física para suar o estresse. Saia com amigos, converse com colegas que estão passando pela mesma pressão e saibam que você não está sozinho com seus pensamentos. Falar sobre suas preocupações em um momento como este não o enfraquece, mas lhe dá força e autoconsciência para lidar com esse momento de tensão. E por favor, lembre-se e escreva em um pedaço de papel e cole no espelho do banheiro se necessário, você vai acabar no lugar certo, na hora certa, para você. Por mais clichê que possa parecer, confie no processo e deixe seu corpo e mente descansarem.