• Gabriel Mendonça

Saiba como eu aprendi inglês sozinho e como você também pode

Comunicar-se em inglês sempre foi um sonho. No entanto, vindo de uma família de baixa renda, nunca tive a chance de ter aulas particulares. No ensino médio, eu tinha aulas de inglês apenas uma vez por semana, mas infelizmente isso não era suficiente. Conhecer o inglês e vir de um contexto desfavorecido não parece uma combinação possível, mas superei as dificuldades aprendendo inglês sozinho e hoje compartilharei as etapas com você.

1. Não se concentre apenas na gramática

A gramática é essencial, mas eu não me concentrei somente nela. Por quê? Porque estudar gramática nem sempre foi divertido, e é muito mais difícil aprender coisas que não sentimos prazer em estudar. Além disso, a gramática leva muito tempo para aprender, e as pessoas autodidatas precisam ver resultados rápidos para permanecer motivadas.

Agora você pode pensar: “mas João, se eu não me concentrar na gramática, não serei capaz de me comunicar efetivamente”. Isso mesmo, mas aprender a se comunicar efetivamente é algo que você aprende através de uma ótima exposição à linguagem; assistir a filmes e programas na televisão, ouvir música e conversar com nativos do idioma inglês. A preocupação de não se comunicar corretamente é válida, mas lembre-se, quando os bebês aprendem a se comunicar em um idioma específico, eles não aprendem gramática; eles observam as pessoas falando e tentam imitá-las. Foi exatamente assim que aprendi inglês; observando e imitando.

2. Imite o máximo possível

Semelhante a um bebê, quando eu estava aprendendo inglês, concentrei-me em imitar nativos “falantes”.

O método que usei foi o seguinte:

  1. Escolha um vídeo interessante daqui: https://bit.ly/2QcPQf8

  2. Imprima as duas versões da transcrição; Inglês e Português;

  3. Tente ler mentalmente o texto em inglês, pois você certamente encontrará uma palavra que não conhece, faça a tradução da versão se necessário;

  4. Depois de entender toda a transcrição em inglês, leia mentalmente em inglês pelo menos quinze vezes;

  5. Leia em voz alta pelo menos quinze vezes extras;

  6. Agora é hora de reproduzir o vídeo e ler a transcrição ao mesmo tempo. Faça isso pelo menos quinze vezes;

  7. Você está cansado de ler a transcrição? Deixe-o de lado e concentre-se em assistir ao vídeo e ouvir seu conteúdo sem legendas pelo menos 5 vezes.

3. A importância da consistência 

É importante lembrar que você precisa continuar estudando o mesmo texto de vídeo até se sentir confortável com ele. Isso é cansativo? Sim, mas você será muito grato quando começar a ler outros textos e reconhecer palavras / expressões que aprendeu. Além disso, não se esqueça de que a consistência é mais importante que a quantidade. É melhor estudar trinta minutos todos os dias da semana do que quatro horas em um dia.

Espero que o método funcione para você; aplique-o da maneira correta e, em alguns meses, você reconhecerá uma enorme diferença. Se você tiver alguma pergunta ou comentário estou à disposição.

Obrigado e até a próxima!



E você, também quer realizar o sonho de estudar no exterior? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato o quanto antes!

<div class="grecaptcha-noscript"> <iframe src="https://www.google.com/recaptcha/api/fallback?k=6Lf2dpsUAAAAACEfdmyB7nYTeaqt9ZNZ_bZMwSdl" frameborder="0" scrolling="no" width="310" height="430"> </iframe> <textarea name="g-recaptcha-response" rows="3" cols="40" placeholder="reCaptcha Response Here"> </textarea> </div>


#aprenderinglês #aprenderinglêssozinho #falaringlês

Posts recentes

Ver tudo

Summer Job 101

Uma das melhores oportunidades que faculdades dos Estados Unidos podem oferecer aos estudantes são as longas “férias de verão” que vão de maio até agosto. Descansar, visitar a família, rever amigos, t