• Gabriel Mendonça

Saiba como eu aprendi inglês sozinho e como você também pode

Comunicar-se em inglês sempre foi um sonho. No entanto, vindo de uma família de baixa renda, nunca tive a chance de ter aulas particulares. No ensino médio, eu tinha aulas de inglês apenas uma vez por semana, mas infelizmente isso não era suficiente. Conhecer o inglês e vir de um contexto desfavorecido não parece uma combinação possível, mas superei as dificuldades aprendendo inglês sozinho e hoje compartilharei as etapas com você.

1. Não se concentre apenas na gramática

A gramática é essencial, mas eu não me concentrei somente nela. Por quê? Porque estudar gramática nem sempre foi divertido, e é muito mais difícil aprender coisas que não sentimos prazer em estudar. Além disso, a gramática leva muito tempo para aprender, e as pessoas autodidatas precisam ver resultados rápidos para permanecer motivadas.

Agora você pode pensar: “mas João, se eu não me concentrar na gramática, não serei capaz de me comunicar efetivamente”. Isso mesmo, mas aprender a se comunicar efetivamente é algo que você aprende através de uma ótima exposição à linguagem; assistir a filmes e programas na televisão, ouvir música e conversar com nativos do idioma inglês. A preocupação de não se comunicar corretamente é válida, mas lembre-se, quando os bebês aprendem a se comunicar em um idioma específico, eles não aprendem gramática; eles observam as pessoas falando e tentam imitá-las. Foi exatamente assim que aprendi inglês; observando e imitando.

2. Imite o máximo possível

Semelhante a um bebê, quando eu estava aprendendo inglês, concentrei-me em imitar nativos “falantes”.

O método que usei foi o seguinte:

  1. Escolha um vídeo interessante daqui: https://bit.ly/2QcPQf8

  2. Imprima as duas versões da transcrição; Inglês e Português;

  3. Tente ler mentalmente o texto em inglês, pois você certamente encontrará uma palavra que não conhece, faça a tradução da versão se necessário;

  4. Depois de entender toda a transcrição em inglês, leia mentalmente em inglês pelo menos quinze vezes;

  5. Leia em voz alta pelo menos quinze vezes extras;

  6. Agora é hora de reproduzir o vídeo e ler a transcrição ao mesmo tempo. Faça isso pelo menos quinze vezes;

  7. Você está cansado de ler a transcrição? Deixe-o de lado e concentre-se em assistir ao vídeo e ouvir seu conteúdo sem legendas pelo menos 5 vezes.

3. A importância da consistência 

É importante lembrar que você precisa continuar estudando o mesmo texto de vídeo até se sentir confortável com ele. Isso é cansativo? Sim, mas você será muito grato quando começar a ler outros textos e reconhecer palavras / expressões que aprendeu. Além disso, não se esqueça de que a consistência é mais importante que a quantidade. É melhor estudar trinta minutos todos os dias da semana do que quatro horas em um dia.

Espero que o método funcione para você; aplique-o da maneira correta e, em alguns meses, você reconhecerá uma enorme diferença. Se você tiver alguma pergunta ou comentário estou à disposição.

Obrigado e até a próxima!



E você, também quer realizar o sonho de estudar no exterior? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato o quanto antes!

<div class="grecaptcha-noscript"> <iframe src="https://www.google.com/recaptcha/api/fallback?k=6Lf2dpsUAAAAACEfdmyB7nYTeaqt9ZNZ_bZMwSdl" frameborder="0" scrolling="no" width="310" height="430"> </iframe> <textarea name="g-recaptcha-response" rows="3" cols="40" placeholder="reCaptcha Response Here"> </textarea> </div>


#aprenderinglês #aprenderinglêssozinho #falaringlês