• João Vitor Silva

Summer Job 101

Atualizado: Nov 13

Uma das melhores oportunidades que faculdades dos Estados Unidos podem oferecer aos estudantes são as longas “férias de verão” que vão de maio até agosto. Descansar, visitar a família, rever amigos, tudo isso pode ser feito durante esse tempo. Contudo, muitos estudantes optam por dar um passo a mais e realizar um estágio de verão, ou Summer Job.

Essa experiência enriquecedora contribui de forma muito positiva para a carreira profissional dos estudantes, que após o estágio saem muito mais preparados para lidar com os desafios do mundo real. Eu, por exemplo, tive a oportunidade de estagiar no departamento de Manufatura Digital da Unilever Brasil no Summer de 2019. Em 2020, vou estagiar na Ambev. Por isso, hoje compartilharei com vocês três dicas de como eu me preparo para os meus estágios e como vocês também podem se preparar: (1) Não perca tempo, chegue sabendo o máximo possível sobre a organização, (2) marque conversas com sua gestora com antecedência e (3) desenvolva habilidades e competências que sua área requer.

Não perca tempo, chegue sabendo o máximo possível sobre a organização

É fato que grandes organizações são complexas, mas até as menores têm suas particularidades que podem fazer o trabalho de uma nova pessoa na empresa muito difícil. Divisão de áreas, departamentos, cargos e jargões da empresa – é complicado entender. No meu último estágio, perdi umas duas semanas com isso, para só aí começar a desenvolver o meu projeto.

O problema é, Summer Jobs duram em sua maioria no máximo três meses. O período é curto e dependendo do projeto, uma semana pode determinar se você vai ter sucesso ou não. Você pode argumentar, “Mas não existe um processo de onboarding?”. Sim, mas ele não é o suficiente. Você não quer ter que esperar sua gestora encontrar espaço na agenda dela só para te explicar como a empresa é dividida. Tudo isso dá para aprender de antemão. Isso me leva ao segundo ponto.

Marque conversas com sua gestora com antecedência

Um dos principais fatores de sucesso em um Summer Job é ter uma boa relação com a sua gestora. Boas relações são construídas através de conversa e alinhamento. Por isso, converse com o RH da sua empresa e tente marcar uma conversa com sua gestora antes do estágio começar. Dessa forma, ela poderá te explicar mais sobre a empresa e área que você trabalhará. Também pergunte quais são os principais desafios que a área enfrenta. Tendo estes desafios em mente, pense em possíveis soluções.

Quando chegar no estágio, apresente essas soluções à sua gestora. Ela provavelmente apreciará seu esforço, mesmo que suas ideias sejam inviáveis. Um último ponto, e talvez o mais importante, seja perguntar a sua gestora quais são as habilidades e competências que a área demanda. Saber isso nos leva ao último ponto deste post.

Desenvolva habilidades e competências que sua área requer

Não faça como eu. Lembro de ter chegado no meu estágio sem saber o mínimo de Excel. Tive a sorte de ter um gestor paciente que me ensinou muito, mas nem sempre vai ser assim. Para evitar o erro que cometi no passado, conversei com meu futuro gestor e fiz uma lista de habilidades que preciso saber para ter sucesso no estágio.

Desde então, venho aprendendo essas habilidades com antecedência. Claro, aprenderei muito quando chegar lá, mas ter os conhecimentos básicos farão com que eu aproveite minhas poucas semanas de Summer Job muito mais. Te recomendo fazer o mesmo!

Mas João, como conseguir um Summer Job?

É um trabalho árduo de muita pesquisa e dedicação, mas quero compartilhar com vocês duas oportunidades que podem deixar o processo mais fácil.

Virtual Summer Job Fair: É uma feira de carreiras 100% gratuita e virtual da Into The Future onde você terá a oportunidade de conversar com representantes de empresas como BTG Pactual, Alpargatas, Itaú, Unilever, Grupo Ultra, Citi, dentre outras. Tudo isso sem sair do seu quarto. Neste ano, a feira acontecerá no mês de outubro. Por isso, fique de olho nas redes sociais da Into The Future e não perca esta grande oportunidade.

Conferências da BRASA (Brazilian Student Association): Nessas conferências, além de palestras presenciais com líderes brasileiros incríveis, também acontecem feiras de carreiras onde empresas brasileiras de diversos setores levam seus representantes para recrutar estudantes para vagas de full-time e Summer Job.

Para finalizar, espero de coração que meu texto tenha te ajudado de alguma forma. Se você ainda não teve a oportunidade de fazer um Summer Job, eu super te recomendo a ir atrás. É uma experiência transformadora que te faz ver o mundo de forma diferente. Caso precise de minha ajuda, fico disponível pelos comentários desta página. Um grande abraço!



E você, também quer realizar o sonho de estudar no exterior? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato o quanto antes!

<div class="grecaptcha-noscript"> <iframe src="https://www.google.com/recaptcha/api/fallback?k=6Lf2dpsUAAAAACEfdmyB7nYTeaqt9ZNZ_bZMwSdl" frameborder="0" scrolling="no" width="310" height="430"> </iframe> <textarea name="g-recaptcha-response" rows="3" cols="40" placeholder="reCaptcha Response Here"> </textarea> </div>


#estudarnoexterior #job #summerjob

7 visualizações