top of page
Buscar

A importância das atividades extracurriculares no ensino médio

Atividades extracurriculares (ECAs) durante o ensino médio são consideradas bacias hidrográficas para muitos estudantes, mas as ECAs podem ajudá-los muito. Primeiro, elas podem ajudá-lo a encontrar o que você quer estudar na faculdade. Em segundo lugar, elas ajudam você a fazer novos amigos e, finalmente, as ECAs também mostram às universidades o que você pode fazer além da sala de aula. Vamos falar mais sobre isso:


As ECAs ajudam você a encontrar o que estudar na faculdade

Decidir qual o principal a seguir durante o ensino médio é uma decisão difícil. No entanto, ter ECAs pode ajudá-lo com isso. Por exemplo, quando cheguei ao ensino médio, não fazia ideia do que gostaria de estudar na faculdade. Eu sempre fui alguém de vários interesses, e embora isso tenha sido uma coisa boa, também tornou minha vida difícil. Felizmente, tive a oportunidade de participar da primeira ECA da minha vida: a equipe de inovação da minha escola. Lá desenvolvi projetos científicos e sociais – que foi amor à primeira vista. Desenvolver projetos tornou-se minha coisa favorita, e é por isso que atualmente estou estudando Administração de Empresas na faculdade. Descobrir que adorava desenvolver projetos ajudou-me a decidir qual o principal a ser cursado na faculdade e tenho certeza de que ela também o ajudará.


ECAs te dão novos amigos

Não importa se você é introvertido ou extrovertido, fazer parte de ECAs lhe dará novos amigos – principalmente se você estiver em uma nova escola. Eu conheci meus melhores amigos na equipe de inovação que mencionei acima. As ECAs forçam você a interagir com novas pessoas e, dependendo da atividade extracurricular, você passará muito tempo com essas pessoas. Também é mais fácil ser amigo de pessoas de suas ECAs porque você compartilha interesses semelhantes com essas pessoas, e ter interesses semelhantes é uma ótima maneira de começar uma nova amizade.


ECAs dizem às universidades quem você é além das quatro paredes da sala de aula

Ter boas notas é extremamente importante, mas não o suficiente – principalmente para as universidades fora do Brasil. As melhores universidades do mundo gostam de estudantes que buscam ECAs no ensino médio. Porquê ? Porque as ECAs mostram à universidade o que esse estudante trará para o campus. Grande parte dos estudantes que se inscrevem nessas grandes universidades tem notas excelentes, então como as universidades decidirão quais aceitar? Elas consideram as ECAs que os estudantes participaram. Se você fizer parte de uma ECA e souber contar o que aprendeu lá, suas chances de ser aceito em grandes universidades aumentam


Dicas gerais sobre atividades extracurriculares:

1. Se você não sabe qual atividade extracurricular buscar, junte-se ao primeiro que encontrar;

2. Se sua escola não tiver ECAs, crie a sua própria. Encontre um grupo de amigos que compartilham interesses semelhantes e iniciem algo.

Exemplos:

1. Equipe de robótica

2. Equipe de dança

3. Esportes

4. Debate de equipe

5. Trabalho voluntário

Além disso, assista a este vídeo no Youtube: https://bit.ly/2ymLSbK

Te vejo em breve!



E você, também quer realizar o sonho de estudar no exterior? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato o quanto antes!


<div class="grecaptcha-noscript"> <iframe src="https://www.google.com/recaptcha/api/fallback?k=6Lf2dpsUAAAAACEfdmyB7nYTeaqt9ZNZ_bZMwSdl" frameborder="0" scrolling="no" width="310" height="430"> </iframe> <textarea name="g-recaptcha-response" rows="3" cols="40" placeholder="reCaptcha Response Here"> </textarea> </div>


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page