• Gabriel Mendonça

POR QUE DEVO ESCOLHER ESTA FACULDADE NO EXTERIOR?

Preparação: Parte II

Se você pesquisou a fundo, olhou todos os programas acadêmicos, fez perguntas, procurou saber sobre a vida estudantil e pode até ter visitado o campus, você fez tudo que podia. Faça seu application, escreva suas redações, e invista seu tempo apenas se você pensar que realmente vale a pena e que aquele lugar combina com você.

Não se apegue muito à nomes e listas, estes deveriam ser apenas um ponto de partida ou até referência periférica na pesquisa. Rankings das “melhores faculdades” não conhecem os seus gostos, seus hábitos e seus talentos dentro e fora do âmbito acadêmico. Lembre-se: a faculdade deve adequar-se à você, e não o contrário.

Se você, como muitos jovens, tem ou sempre teve o sonho de enviar um application específico, tudo bem. Eu te encorajo a fazer essa aposta e aventurar-se. Mas também quero incentivar você a ampliar o horizonte, e realmente descobrir o lugar que se encaixa perfeitamente em você.

EXTRACURRICULARES

Sou suspeita, mas sempre fui envolvida em atividades mil. Serviço comunitário, jornal da escola, conselho do diretor, simulações da ONU e a lista continua. Foram estas atividades extracurriculares que fizeram a diferença no meu ensino médio.

Não só porque foram elas que me ensinaram muito sobre mim mesma, mas me ajudaram a descobrir o que gostaria de fazer com meu futuro profissional. Além disso, são elas que compõem o diferencial que você terá ao aplicar para uma faculdade fora do Brasil.

Sejam olimpíadas de matemática, torneios esportivos ou bandas escolares, é importante fazer algo além de estudar. Divirta-se com isso, e mostre ao final do seu ensino médio, por meio do application, porque isto te torna especial.

DISTINÇÕES

Se você ganhou o certificado de melhor aluno do ano da sua escola ou uma medalha na olimpíada de matemática que participou, isso já conta.

Ser o presidente, tesoureiro ou até oficial representante de algum clube ou organização que faz parte já é de grande importância. Lembre-se: vá anotando em alguma lista tudo (reconhecimentos, certificados, premiações e posições de liderança) que o faz ser diferente na escola e fora dela, pois vai precisar disso.

AUTOCONHECIMENTO

Para mim, essa é parte mais importante do processo de seleção para faculdades. É algo que servirá para toda a vida.

Auto-avaliação é importante. O equilíbrio certo de humildade e orgulho é um desafio grande. Quais são seus pontos fortes? Talvez você seja um líder nato, organizadíssimo ou talvez muito eloquente ao falar. Mas quais são seus pontos fracos? Você é perfeccionista, trabalha mal em grupos, pode se desmotivar com facilidade?

Ponderar sobre tudo isso é essencial para os applications, pois pedirão que você disserte sobre isso. Podem chegar a perguntar, em entrevistas, que você explique motivos e exemplifique essas suas características. É um momento importante para conhecer a si mesmo, e ter a confiança que pode se enaltecer e criticar de maneira construtiva. Demonstre às faculdades que você é humano, tem pontos altos e baixos, e sabe qual caminho quer seguir a partir deles.

#application #escolhadauniversidade #estudarnoexterior #faculdade

0 visualização